Segurança

Profissionais capacitados

Dirigir uma carreta de produtos químicos requer uma atitude séria de quem está ao volante. A Cavalinho é rigorosa na contratação de profissionais motoristas. Eles não devem ter somente experiência na estrada, como também apresentar um histórico de comportamento exemplar.

Os motoristas da Cavalinho passam por treinamentos de capacitação e de reciclagem constantes. A mão de obra qualificada e comprometida, é um dos diferenciais da Cavalinho.

Em 2003, juntamente com duas outras grandes empresas, a Cavalinho criou o seu próprio centro de treinamento, o Centronor, com o objetivo de garantir qualidade na formação e capacitação de motoristas.

O treinamento do Centronor engloba conteúdos como segurança, meio ambiente, direção defensiva, direção econômica teórica e prática, legislação e documentação, primeiros socorros, mecânica básica, manutenção do veículo, apresentação pessoal, postura e saúde – alimentação, sono, proibição do uso de álcool, uso de medicamentos, entre outros. Os profissionais da Cavalinho vão além. Participam de treinamentos onde conhecem toda a tecnologia disponível na frota, que os auxiliam na viagem segura. São apresentados também ao sistema de rastreamento e monitoramento, sendo treinados para operá-lo.

Conheça mais sobre o Centronor: www.centronor.com.br

VEÍCULOS COM ALTA TECNOLOGIA

A segurança da Cavalinho inicia na escolha do veículo adequado para cada produto transportado. A Cavalinho dispõe de uma frota diversificada e moderna, com alta tecnologia que alerta o motorista sobre qualquer problema com o equipamento.

CARGA RASTREADA E MONITORADA

Toda viagem realizada pela Cavalinho é rastreada e monitorada 24 horas, 7 dias por semana. O cliente da Cavalinho tem informação sempre atualizada e pode acompanhar o tráfego da carga. O monitoramento operacional e logístico é feito por equipe própria, na matriz da empresa.

Todas as viagens seguem rotas pré-definidas e paradas feitas em locais autorizados. A frota possui bloqueio eletrônico e o desengate da carreta é realizado mediante autorização da central de monitoramento da Cavalinho.

O gerenciamento de risco é administrado pela equipe de profissionais da Matriz, utilizando software de última geração, mediante cerca eletrônica.

PLANO DE ATENDIMENTO EMERGENCIAL

A meta da Cavalinho é acidente zero. Mas em caso de qualquer situação de risco, a Cavalinho está preparada para dar uma resposta rápida e eficiente.

O Plano de Atendimento Emergencial-PAE, segue diretrizes e normas para atuação, em caso de riscos eminentes e acidentes, conforme determina a legislação. O PAE elenca a função de cada colaborador, das empresas parceiras e órgãos de segurança e meio ambiente no atendimento à emergência. É coordenado por profissionais da Cavalinho e co-gerenciado pela Suatrans Cotec.

A Suatrans Cotec, é uma empresa especializada em atendimento de emergências químicas e ambientais, que analisa a extensão do imprevisto e fixa os procedimentos que devem ser adotados, que vão desde o isolamento do local até ações de pós-emergência como a recuperação ambiental de áreas afetadas. A Suatrans Cotec conta com uma equipe multidisciplinar, como Engenheiros, Técnicos de Segurança, Técnicos em Meio Ambiente, Químicos, Bombeiros, Geólogos, entre outros profissionais, assegurando qualidade e eficiência no atendimento a emergências. A Suatrans, ainda conta com o suporte da Ambclean e Resisolution.

O PAE é um instrumento que guia o trabalho de todos os envolvidos nas situações de emergência e crise, buscando preservar a integridade física da equipe de trabalho, da comunidade e do meio ambiente, independente da dimensão do acidente e do produto transportado.