Sustentabilidade > Responsabilidade Ambiental

Educar e conscientizar para transformar: este é o objetivo dos 12 projetos apoiados pela Cavalinho, integrantes do Programa Permanente de Educação Ambiental de Vacaria – PROPEVA.

Desde 2005, a Cavalinho está engajada na sensibilização de alunos e professores de toda a rede de ensino de Vacaria e região.

Atualmente, os projetos também motivam a participação da comunidade. Conheça algumas iniciativas:

Projeto PREVE

Muitos vacarienses já participaram do Programa de recuperação e preservação da vida vegetal. Muitas mudas de espécies nativas já foram plantadas:

• 10 mil mudas de hortênsias foram plantadas no acostamento da BR 285, na saída de Vacaria em direção a Bom Jesus, contribuindo para o embelezamento e o turismo nos Campos de Cima da Serra;
• 2 mil mudas foram cultivadas às margens da BR 116 em Vacaria, contribuindo para a reposição da mata ciliar;
• 500 mudas de espécies nativas foram plantadas no aterro sanitário de Vacaria, melhorando a taxa de oxigênio local e
• milhares de flores foram semeadas em canteiros e praças de Vacaria.

Além do plantio de mudas, o projeto inclui atividades de ajardinamento e identificação de plantas no espaço Gralha Azul.

Lixo Limpo

Alunos da rede municipal de ensino visitam pontos comerciais e industriais fazendo o levantamento dos resíduos gerados em diferentes tipos de negócio.

O programa amplia o conhecimento do aluno e também das empresas. Através da troca de ideias, são discutidas alternativas para o reaproveitamento do lixo e a destinação final de resíduos.

MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Palestras educativas, teatros, passeios a trilhas ecológicas, entre outras iniciativas de educação ambiental são fomentadas pela Cavalinho. Até 2009, o programa incluía crianças e adolescentes.

Hoje, professores e grupos da comunidade também participam das atividades do programa que realiza visitas guiadas a nascentes, bacia de captação, aterro sanitário, hidrelétricas, centrais de reciclagem e central de recolhimento de embalagem de agrotóxicos, disseminando informações para a conscientização ambiental.